Top Postagens
recent

Quando as diferenças e as cobranças pesam.





Quando as diferenças e as cobranças pesam.

Ser diferente não é e nunca será problema. Dizem que a diferença é que faz a diferença. E sim, para mim faz total sentido. É no detalhe que estão as coisas que importam. Porém, a falta de sintonia e de cumplicidade afeta e muito nossas ações e reações. E todos passamos por momentos não compatíveis com a realidade. E compartilhamos este tempo e o que é real, com as pessoas em volta. Não é ser diferente, são as diferenças que cobram.

E toda cobrança, mesmo a injusta, exige seu resultado. Quem pede justificativa quer por quer definir certa situação, mesmo quando dá, ou não dá para fazer nada. E se algo for possível, as possibilidades que aparecem nem sempre são as melhores. Geralmente, o melhor não se mistura com aquilo que não está no seu bom momento. Das cobranças, apenas as respostas adequadas.

Adequado seria estar no equilíbrio de nossas faculdades. A mente, o corpo, a alma, a todo instante, recalculam a rota de nossas vidas, de tantas inadequações que costumeiramente somos. Sentir que está aquém ou além também pode não ser bom. Bom mesmo é seguir em frente, sem medo, com coragem. Mas, como todos sabemos, a existência é feita de ruas e avenidas tortuosas, com subidas e descidas, ambas íngremes. Somos forçados a nos adequar.

Mas o peso, aquele que levamos nas costas, pode estar tão desproporcional. A força que temos tem de nos permitir ir de um ponto a outro, sem titubear. Se as pernas tremem, tudo pode desabar rapidamente. E se carregar já é complicado, reerguer as emoções e conflitos não será tarefa fácil. Sua a face. Precisamos de mais fôlego. E da pressão, respiração compassada não espere. Aliás, não espere nada. Retire as expectativas de seu caminho. Talvez sem essa pedra de ansiedade, com passadas largas e firmes, dê para chegar ao destino sem derrubar sequer uma gota de sangue.

Comigo, e acontece sempre, as angústias por querer agradar, e não desagradar, são as que mais me fazem tombar. E em cada levante, toda força que faço vai ficando insuficiente. Aí, e repito, as diferenças apertam. E apertam o peito, que dói de vontade de desfazer cada nó dado na corda da ilusão. Eu me iludo fácil. Não sei você.

Entretanto, melhor falar de nós. Nós somos seres tão perfeitos que nos é permitida toda imperfeição, já notou isto? Quando não estamos prontos, quer dizer que é tempo de nos preparar. Mas nunca estamos de fato preparados para o que nos pega de súbito. Uma cobrança, mesmo a injusta, cobra seu resultado. E quanto às diferenças, estas sempre pesam.

Somos um peso difícil de carregar.

Alexandre Fon
@_alexandrefon

Tecnologia do Blogger.