Top Postagens
recent

O sucesso não ocorre por acaso. Comunicar é preciso!



        Somos seres linguísticos, e por isso a comunicação é nosso maior trunfo. Nos comunicamos através da fala e de todo um gestual próprio, e é pelo domínio da linguagem que somos capazes de conquistar nossos objetivos. Assim, se almejamos realizar nossos sonhos e ser bem-sucedidos, necessariamente, devemos nos comunicar bem.

        E o que é comunicar bem? Para mim, é expressar com clareza, e ser entendido por nossos pares com objetividade, e de preferência recebendo os resultados que buscamos. E note bem, a boa comunicação não é puramente saber falar, ou como dizem, falar bonito, dentro das regras do idioma. Em verdade, não é preciso que falemos muito para que comuniquemos nossos intentos, pelo contrário.  Agora pode até gerar certa estranheza, mas o principal atributo de quem sabe utilizar a comunicação a seu favor é o modo como se usa o silêncio. Isso mesmo, não falar, por vezes, é o melhor jeito de conseguir ser entendido. Vejamos sobre isto numa outra postagem.

        No momento, falo da boa comunicação como a prévia necessária para que entendamos bem o tema aqui proposto: o sucesso não ocorre por acaso. Não é por acaso os resultados que alcançamos, nem os bons nem os maus. Tudo é consequência natural de uma “lei universal” de que ações trazem sempre reações. E ser bem-sucedido é fruto de um plantio bem feito.


        Todavia, para que algo seja bem entendido, inclusive o sucesso, é preciso que compreendamos seu conceito. Conceito é dar noção a algo, expressando o que de fato este significa. Por isso, conceituar o sucesso, para nós é fundamental. É a partir deste entendimento que nosso modo de agir para alcança-lo se mostrará ou não eficaz.

        Sucesso é conquistar o que se deseja. Só isso. É poder usufruir da satisfação de ter conseguido o que tanto queria. E repare, sucesso não tem a ver obrigatoriamente com a obtenção de bens materiais, e nem precisa de um êxito grandioso para se sentir uma pessoa bem-sucedida. Ser bem-sucedido é meramente estar bem pela consecução de algo que foi tanto almejado. Quer dizer, ao conseguir o que tanto se quis pode-se considerar que, naquele momento, se é uma pessoa de sucesso.

        Tudo bem, o que digo pode não ser o convencional, mas é fato que, ao saber o que algo realmente significa, os resultados ficam bem mais proporcionais as nossas atitudes. E receber de acordo com o que se entrega é muito mais proveitoso, e claro, mensurável.

        Portanto, saiba que o sucesso, como tudo na vida, não ocorre pelo acaso, e sim pela forma que empregamos nossa comunicação e nossas atitudes a nosso favor. E quando, além de nós, outras pessoas usufruem de nossa satisfação, a vida fica melhor. O agir em prol da coletividade, da comunidade que participamos, deixa o sucesso alcançado prazeroso, e rememorável.

        Ah, e se quiser que continuemos este assunto aqui, deixe seu comentário. E aproveito para deixar meus votos de muito sucesso pra você e sua família.

        Alexandre Fonseca

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.